Foto e Filmagem

.      Ser fotógrafo vai muito além de um click, ser fotógrafo é transmitir, emocionar e criar!

Como escolher o fotógrafo do meu casamento?

           Sem dúvida nenhuma, uma das tarefas mais difíceis para a noiva é escolher o fotógrafo do seu casamento. Escolher a pessoa que irá transformar todo sentimento, amor e carinho envolvidos em imagens. Ninguém tem dúvida nenhuma que essa é uma responsabilidade imensurável. As imagens são as únicas recordações, lembranças que perdurarão para sempre. São elas que farão aquele momento ser relembrado, revivido eternamente nas nossas memórias e, por isso, escolher um profissional de qualidade, responsável, tornou-se uma tarefa crucial para todas as noivas. Por esse motivo que praparamos umas dicas fundamentais para que você acerte na sua escolha.

 

              1. Identificação com o fotógrafo

 

             Uma característica que deve ser considerada e, muitas vezes esquecida (por incrível que pareça), é o carisma e identificação com o fotógrafo. Por que isso é importante? Porque essa será a pessoa que estará ao seu lado em todos os momentos. A pessoa que irá lhe acompanhar nos momentos mais incríveis. Então, como ficar ao lado de uma pessoa que você não irá se sentir bem? Como pular de alegria ao lado de alguém que não vai deixar você se sentir a vontade? O fato é que sentir-se desconfortável é a últma coisa que você espera no seu grande dia.

 

                2. Quanto gastar?

                    

                    Há no mercado de casamento fotógrafos de todos os preços, porém, não esqueça de levar em consideração que o custo dos equipamentos é bastante elevado e, além de ficar um grande número de horas em pé clicando cada detalhe do seu evento, os fotógrafos também gastam bastante horas editando foto por foto para que nenhum detalhe seja esquecido. Sendo assim, precisamos ser realistas e perceber que fotógrafos que oferecem muitos "benefícios" por um custo baixo demais podem acabar por destruir um dos nossos maiores sonhos. Infelizmente, em uma busca rápida no Google ou em outros sites de busca, encontramos muitas noivas decepcionadas por não terem boas recordações (ou nenhuma) dos seus eventos. Não deixe que isso aconteça com você!

                        Em relação aos recursos usados, faça uma breve análise do tamanho do seu evento. Verifique os equipamentos disponíveis e peça que o fotógrafo mostre o efeito de cada. Por exemplo, os efeitos encontrados em fotos tiradas com drones e gruas são incríveis, mas podem não ser do seu interesse. Caso seja do seu interesse, pesquise valores. Um fotógrafo que cobra pode cobrar o valor abaixo do mercado e não levar o equipamento que você deseja para seu evento. Sendo assim, informe sempre o que deseja e, ao fechar contrato, certifique-se de tudo que você realmente quer  esteja escrito nele. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 3.  Decida qual o seu estilo de fotografia.

 

                        Existem diversos estilos de fotografia de casamento. Dentre os mais conhecidos e utilizados pelos fotógrafos, temos a fotografia de casamento tradicional (ou clássica) e o fotojornalismo.

                           A fotografia tradicional envolve imagens mais pousadas, havendo intervenção maior do fotógrafo (a menos que você seja um modelo profissional...rs). Para entender melhor esse estilo, pense no álbum de casamento de seus pais e avós. Família e amigos sempre olhando para a câmera e fazendo pose. Fotos tradicionais são muitas vezes consideradas fora de moda por muitos, porém, pense nos seus parentes de gerações mais antigas, eles podem fazer questão desse tipo de imagem (e até ficarem chateados, caso não as tire). Sendo assim, caso opte por uma fotografia jornalística, aconselhamos conversar com seu fotógrafo e informá-los se terão interesse em algumas fotos tradicionais.

                        Diferentemente da fotografia tradicional, a fotografia fotojornalística captura emoções, momentos. Sem ser pousada, ela consegue fazer que revivamos e até nos emocionemos com os momento vivídos  (como se estivéssemos dentro neles). Closes, detalhes, sorrisos, emoções e poucos olhares para a câmera são características deste estilo fotográfico. Essa é a 1principal razão de eu e outras milhares de noivas se apaixonarem por esse tipo de fotografia. Porém, não se deixe levar pela emoção ou pela opinião dos outros. Pesquise fotos de ambos estilos e decida qual que contribuirá para que seu momento seja único.

                

                  4. Pesquise!

                

                        Faça uma lista de fotógrafos de qualidade. Fótografos nos quais você conheça noivas (profissionais e sites confiáveis) que relatem experiências positivas. Faça uma busca dos trabalhos dos fotógrafos selecionados através de seus sites, redes sociais e blogs. Essa breve busca já lhe dará uma ideia da personalidade e sensibilidade do fotógrafo. 

 

                 5. Agende entrevistas

                

                 Não deixe de conhecer os possíveis fotógrafos pessoalmente. Agende com aproximadamente 3 fotógrafos. Não aconselhamos conhecer mais que 5 possíveis fotógrafos, pois a sua cabeça pode ficar bastamte confusa e não conseguit tomar a decisão certa. Além disso, não esqueça da nossa dica número 1! Conhecer o fotógrafo pessoalmente é fundamental para saber quem estará do seu lado no seu grande dia. Enfim, aproveite a oportunidade para falar sobre seus gostos e estilo de casamento. 

                   Ao conhecer cada fotógrafo, não esqueça de olhar vários álbuns. Nunca olhe apenas um!  Todo fotógrafo fará questão de mostrar uma seleção de suas melhores fotos, então você acabará por ver o melhor do melhor (rs). Para ter uma geral de suas fotos é essencial ver todo uma maior extensão de trabalhos feitos (vários álbuns e vídeos). Se todos os trabalhos vistos forem tão bons quanto os primeiros significa que (ELE É O CARA!...rs... brincadeira...rs) você está no caminho certo. 

 

                6. Confirme a sua escolha

 

                        Tenha certeza que a pessoa que escolheu estará com você no seu grande dia. Não contrate empresas que trabalhem com diversos fotógrafos. Muitas vezes os álbuns produzidos são uma coletânia de fotografias de pessoas diferentes. Como você saberá se o fotógrafo que tirou a foto que você mais amou será o que estará com você no seu evento? Exija conhecer o fotógrafo e seu trabalho.  Certifique-se que o nome do mesmo esteja no contrato.  Caso haja algum imprevisto (somos seres humanos e podemos ficar doentes), assegure-se que um profissional tão qualificado quanto estará lá para substituí-lo (tudo deve estar no contrato).

        

                  7. Seus direitos

 

                      Ufa!!! Escolhemos a pessoa certa e agora? Não esqueça que o fotógrafo deverá disponibilizar todas as fotos tiradas no seu evento. Você irá escolher as 100 fotos para a produção do álbum (mas, e as outras?!) e as outras fotos que não estiverem no álbum devem ser entregues (em CD, DVD) para que, caso posteriormente você tenha interesse em revelá-las ou produzir um outro álbum, esse poderá ser feito sem impecilhos. 

 

                 Depois de tanta informação, agora você poderá RELAXAR, APAIXONAR-SE, VIVER CADA MOMENTO E SER MUITO MUITO FELIZZ!!

 

              Enfim, após pensar em todos esses detalhes, separamos com muito carinho alguns fotógrafos que irão lhe deixar sem respirar, que irão muito além das imagens, muito além da vossa imaginação.

©  2015 Dicas e Noivas All Right Reserved.