Please reload

Posts Recentes

Como o Casamento Real contribui na organização do seu casamento?

May 21, 2018

1/6
Please reload

Posts em destaque

PASSO A PASSO PARA ELABORAR O CRONOGRAMA DA RECEPÇÃO

June 17, 2018

Hoje iremos falar um pouco sobre como elaborar o cronograma do evento. É de extrema importância lembrar que nenhuma festa é igual a outra. Sendo assim, o cerimonialista tem o dever de adaptar o cronograma à realidade e ao sonho dos noivos. Se existisse uma fórmula pronta, nossa profissão não existiria. Então, estude, aproveite as dicas e adapte ao sonho. VAMOS CONSTRUIR SONHOS!!!

 

 

HORÁRIO DA RECEPÇÃO

 

Antes de decidir o horário da cerimônia, o assessor deve avaliar a distância entre o local da cerimônia e o local da festa. Utilize APPs como Waze ou Maps e verifique o tempo que se leva para percorrer a distância entre os dois espaços no mesmo dia e horário pretendido para o evento.

 

IMPORTANTE! O horário da recepção deve ser definido junto aos noivos antes da feitura do convite.

 

ALIMENTAÇÃO DOS NOIVOS

 

Ao chegar na recepção, a equipe de cerimonial deve recepcionar os convidados e responsabilizar-se pela contagem dos mesmos. Simultaneamente, os noivos, assim que chegarem ao evento devem ser encaminhados para uma área reservada para se alimentarem. Lembrem-se que esse é um dos únicos momentos que o casal realmente irá parar para comer com calma.

 

 

ACOMODAÇÃO DOS CONVIDADOS

 

É dever do cerimonial zelar pela recepção dos convidados e verificar se os mesmos estão acomodados. Vá de mesa em mesa e verifique os lugares vazios. Em seguida, tente acomodar os convidados que estão em pé ou em lounges.

ENTREGA DO VALE-CONFORTO

 

Caso haja chinelos e sapatilhas, é obrigação do cerimonial entregar o vale conforto para todas as mulheres na entrada do evento.

 

 

ABERTURA DA FESTA E AGRADECIMENTO

 

DJ (ou cerimonial, caso o mesmo não faça) anuncia a entrada dos noivos. Assim que os noivos entram na festa, os mesmos agradecem a presença de todos no microfone. Cerimonial deve estar com microfone preparado para entregar aos noivos para o agradecimento.

IMPORTANTE | Os noivos podem, previamente, escolher uma música para a sua entrada. Caso contrário, a mesma pode ser escolhida pelo DJ.

 

 

FOTOS PROTOCOLARES (duração 45min)

 

Noivos dirigem-se a mesa de doces, nesse momento serão realizadas fotos com pajens, padrinhos e madrinhas, pais e avós. Caso noivos optem tirar fotos com outros membros da família ou pessoas importantes, sempre informa-los na reunião de cronograma que a duração das fotos será maior, podendo assim, atrasar a abertura da pista de dança (ouso a dizer, perder tempo do evento).

Após as fotos protocolares, fotos do brinde dos noivos e corte do bolo.

 

Por fim, fotos na área externa, caso os noivos tenham interesse.

 

 

IMPORTANTE | Como as crianças normalmente trocam de roupa, as mesmas devem ser as primeiras a tirarem fotos com o casal. Não esqueça de avisar na reunião antes de início da cerimônia (ou enviar WhatsApp na semana do evento) que assim que os noivos abrirem oficialmente a festa e agradecerem no microfone, os pajens e damas devem ser levados para a mesa de doces para as fotos protocolares. O mesmo aviso deve ser dado aos outros participantes da foto (pais, padrinhos e avós)

Fotos com tios e tias podem ser tirados em outro momento, caso os noivos façam bastante questão. Sugiro em outro momento do evento levar os noivos na mesas dessas pessoas específicas (na máximo 3 mesas) e os mesmos tirarem foto com as pessoas dessas mesas.

 

LEMBRANÇA PADRINHOS, CRIANÇAS E PAIS

 

Simultaneamente as fotos protocolares, a equipe de cerimonial deve estar preparada para entregar as lembranças para as pessoas especiais. Exemplificando, assim que as damas e pajens saem da sessão de fotos, a equipe do cerimonial está pronta para entregar as lembranças. Esse é o melhor momento, visto que todos estarão reunidos.

 

 

ABERTURA DA PISTA DE DANÇA

 

Logo após as fotos protocolares, aproximadamente 1 hora e 15 minutos após o início do evento, aconselha-se que seja aberta a pista de dança. A pista de dança deve ser aberta com a primeira dança do casal (e dança com padrinhos). Antes do início, o DJ (ou o cerimonialista) deve anunciar a primeira dança do casal.

 

 

ENTREGA DOS ADEREÇOS DE PISTA

 

Após a primeira dança dos noivos, os adereços de pista de dança devem ser entregues pela equipe de cerimonial.

 

ENTREGA CHINELOS OU SAPATILHAS

 

Selecione um local específico para que os chinelos também sejam entregues nesse momento.

 

PASSAGEM DA GRAVATA

 

Caso não haja atrasos no cronograma, a gravata deve ser passada 20 – 30 minutos após a abertura da pista de dança.

 

 

 

IMPORTANTE | Cerimonial não é responsável pela passagem da gravata e nem pelo recebimento de valores após passagem. Um responsável por recolher os valores arrecadados deve ser sinalizado em cronograma e o nome dos mesmo informado aos padrinhos responsáveis pela gravata.

 

ATRAÇÕES

 

Caso o evento tenha uma atração, MC ou banda, indica-se que a entrada da mesma no palco 30 min após a abertura da pista.

Não existe nenhum problema, caso os noivos queiram que a atração fique para depois. Nunca deixar uma atração para terminar junto ao término do evento. A mesma precisa terminar pelo menos 30 minutos antes.

 

BEM-CASADOS E LEMBRANÇAS DOS CONVIDADOS

 

Após 3h de evento, um assistente do cerimonial deve posicionar-se na saída do evento e distribuir bem-casados e lembranças.

CORTE DO BOLO

 

Nesse momento, os noivos não necessitam ir até o bolo e fazer um corte oficial. Lembre-se que a foto do corte já fora feita no início do evento. Nesse momento o bolo é servido aos convidados. O bolo deve ser servido uma hora (até uma hora e trinta minutos antes do término do evento). Lembrando que estamos falando de uma recepção com 5 – 6 h de duração.

 

 

IMPORTANTE | O horário de corte do bolo é flexível. O assistente que estiver controlando a saída dos convidados deve sinalizar ao cerimonial o momento que os convidados começarem a deixar o evento, autorizando assim o bolo ser servido.

 

ABERTURA DA MESA DE DOCES

 

A mesa de doces deve ser liberada no mesmo horário do corte do bolo.

 

 

BUQUÊ OU CAIXA DE WHISKY

 

Caso não haja outras atrações no evento, o buquê e a caixa de whisky devem ser jogados 1h antes do término do evento.

 

 

CONTAGEM DE BEBIDAS E SOBRAS

 

Após o buquê, a equipe do cerimonial deve preparar o relatório final do evento e fazer a contagem de sobras de bebidas e outros.

 

 

THE END | Espero que tenham gostado das dicas. Um prazer estar ao lado de vocês CONSTRUINDO SONHOS.

 

IMAGENS:(1)https://goo.gl/ifzNbu; Todas as outras imagens são de eventos próprios; 

 

Please reload

Follow Us